Perguntas Frequentes

1- Quais são os canais de atendimento aos acionistas?
Para esclarecer dúvidas e obter informações, o acionista deve entrar em contato, por meio dos telefones 4004-1044 (Capitais e Regiões Metropolitanas) e 0800 70 70 398 (Demais localidades) ou por e-mail relacoescominvestidores@mercantil.com.br.
O horário de atendimento em dias úteis é das 9h às 18h.
2- Como faço para atualizar meus dados cadastrais?
Caso haja alguma alteração, o acionista ou seu procurador deve entrar em contato por meio dos Canais de Atendimento do Banco Mercantil do Brasil.

Obrigatoriamente, deverão ser apresentados os seguintes documentos: Pessoa Física: cópia autenticada do documento de identidade, CPF e Comprovante de Residência. Pessoa Jurídica: cópia simples do CNPJ e cópia autenticada do contrato ou estatuto social consolidado e atualizado, ata que elegeu a Diretoria em exercício. Os representantes legais devem apresentar cópia autenticada do Documento de Identidade e CPF.

Caso o pedido seja realizado por procurador, além dos documentos citados acima, é necessário apresentar procuração vigente (realizada através de instrumento público e especifica para essa finalidade) e documento de identificação original ou cópia autenticada do procurador.

Lembramos que é de responsabilidade do acionista manter o cadastro atualizado.
3- Como faço para consultar minha posição acionaria?
Se você possui ações custodiadas na Mercantil do Brasil Corretora: acesse o Internet Banking Mercantil do Brasil, faça seu login, acesse a aba “Investimentos”, clique em MB Corretora - Home Broker e consulte sua posição acionaria.

Se você possui ações custodiadas em outra corretora: entre em contato com a sua corretora.

Se você possui ações custodiadas no escriturador: entre em contato pelos Canais de Atendimento do Banco Mercantil do Brasil.
4- O que é ação? Qual a diferença entre ordinárias (ON) e preferenciais (PN)?
A ação é a menor parcela do capital social das companhias ou sociedades anônimas. É, portanto, um título patrimonial e, como tal, concede aos seus titulares, os acionistas, todos os direitos e deveres de um sócio, no limite das ações possuídas.

No mercado brasileiro existem dois tipos de ações disponíveis: as ações ordinárias (ON) a as ações preferenciais (PN). As ações preferenciais (PN) asseguram prioridade no pagamento de dividendos, sendo que a empresa deve pagar um valor mínimo obrigatório de dividendos a quem as possui. Enquanto as ações ordinárias (ON) garantem aos seus titulares direito a voto nas assembleias.
5- Quais os códigos das ações das empresas do Conglomerado Mercantil do Brasil, onde são negociadas e como obter a cotação?
As ações das empresas que compõe o conglomerado Mercantil do Brasil são negociadas na B3 S.A. Brasil, Bolsa, Balcão – São Paulo e recebem os seguintes códigos: Empresa: Banco Mercantil do Brasil S.A.: Espécie: Ordinária (ON) - Código: BMEB3 / Espécie: Preferencial (PN) - Código: BMEB4 Empresa: Banco Mercantil de Investimentos S.A.: Espécie: Ordinária (ON) - Código: BMIN3 / Espécie: Preferencial (PN) - Código: BMIN4

Empresa: Mercantil do Brasil Financeira S.A.: - Espécie: Ordinária (ON) - Código: MERC3 / Espécie: Preferencial (PN) - Código: MERC4

As cotações das ações podem ser obtidas no site da B3 S.A. Brasil, Bolsa, Balcão mediante a inserção dos códigos acima.

Acesse: b3.com.br
6- Como posso adquirir ações das empresas do Conglomerado Mercantil do Brasil?
Por meio de uma corretora, como a Mercantil do Brasil Corretora. Acesse o site: https://mercantildobrasil.com.br/CorretoraValores/Paginas/Corretora-Valores.aspx
7- Qual a diferença entre ações mantidas em uma corretora de valores ou no sistema escritural?
As ações custodiadas em corretora estão disponíveis para negociação imediata em bolsa de valores.

No caso das ações custodiadas no escriturador, elas podem ser transferidas para uma corretora de valores para serem negociadas em bolsa de valores, ou deve-se procurar alguém interessado na compra/venda das ações para que a negociação seja feita no próprio escriturador.

Para saber mais sobre esses procedimentos, veja as perguntas abaixo.
8- Como realizar a venda/compra de ações dentro do sistema escritural?
As ações custodiadas no sistema escritural podem ser negociadas desde que o acionista identifique uma parte interessada na negociação. Para efetivar a compra/venda, é necessário que as partes compareçam ao departamento de Relações com Acionistas do Banco Mercantil do Brasil, munidas de seus documentos de identificação original, para assinarem o Termo de Transferência de ações constante do respectivo Livro.

Caso não seja possível o comparecimento, é necessário a emissão de uma procuração, acompanhada das cópias autenticadas dos documentos de identificação de que tratam o item sobre atualização cadastral. Adicionalmente, deve-se reconhecer firma na procuração. Para obtenção do modelo de procuração ou agendamento do comparecimento para efetivação da operação, solicitamos entrar em contato através dos Canais de Atendimento do Banco Mercantil do Brasil.
9- Como realizar a transferência de ações do sistema escritural para uma corretora de valores?
Para realizar a transferência é necessário ser cadastrado em uma corretora de valores. Caso já possua relacionamento com alguma, entre em contato para verificar os documentos e procedimentos necessários para efetivar a transferência. Caso contrário, para sua comodidade, acesse o site da Mercantil do Brasil Corretora (https://mercantildobrasil.com.br/CorretoraValores/SobreaCorretora/Paginas/Transferencia-de-Ativos.aspx) para obter essas informações.
10- Quais são os procedimentos para realizar transferência de ações em caso de falecimento?
O inventariante ou procurador deve entrar em contato através dos Canais de Atendimento do Banco Mercantil do Brasil para enviar os documentos conforme abaixo.

O solicitante deverá, obrigatoriamente, apresentar os seguintes documentos originais ou copias autenticadas:

• Formal de Partilha ou Documento judicial que autoriza a transferência;

• Documento de identificação com foto e dentro do prazo de validade dos herdeiros;

• Comprovante de residência dos herdeiros de no máximo 90 dias com CEP;

• Dados bancários dos herdeiros através de documento que comprove que os dados fornecidos correspondem à conta corrente de sua titularidade.

O procedimento para o esclarecimento de dúvidas em relação a quantidade de ações do espolio para fins de elaboração de inventario encontra-se na pergunta abaixo.
11- Qual é o procedimento para obter a posição acionaria em caso de falecimento de acionista?
O inventariante ou procurador deve entrar em contato através dos Canais de Atendimento do Banco Mercantil do Brasil para enviar os documentos conforme abaixo.

O solicitante deverá, obrigatoriamente, apresentar os seguintes documentos originais ou copias autenticadas:

• Certidão de óbito;

• Documento judicial – Alvara, Formal de Partilha, Escritura Pública, Carta de Adjudicação ou Certidão de Inventariante (de acordo com o procedimento);

• Documento de identificação com foto e dentro do prazo de validade do inventariante/representante do espolio.

12- Como recebo os dividendos e/ou juros sobre capital distribuídos pelas empresas do Grupo Mercantil das quais tenho ações?
Para o acionista correntista do Banco Mercantil do Brasil, o crédito será efetuado na conta corrente cadastrada.

Os demais acionistas receberão correspondência explicativa em seu domicílio, devendo dirigir-se à agência indicada naquela, munidos de identificação, para recebimento do benefício através de "Guia de Pagamento".

Para os acionistas com ações custodiadas junto a B3 S.A. Brasil, Bolsa, Balcão, informamos que o pagamento será efetuado pelos respectivos agentes de custódia.

Se não houver Agência do Banco Mercantil do Brasil na sua região, necessário atualizar o cadastro conforme informado no item correspondente, com a apresentação adicional de documento que comprove que os dados bancários fornecidos correspondem à conta corrente de sua titularidade.
13- Como devo proceder caso não tenha recebido o pagamento dos dividendos/juros sobre capital próprio devidos?
Caso as ações estejam custodiadas no Escriturador, o acionista deve entrar em contato por meio dos Canais de Atendimento do Banco Mercantil do Brasil, para que seja instruído a respeito.

O acionista cuja custodia é realizada pela B3 S.A. Brasil, Bolsa, Balcão deverá contatar a corretora de valores que intermediou a realização dos investimentos.

É importante manter os dados cadastrais atualizados para não deixar de receber nenhum pagamento. Os dividendos e/ou Juros Sobre Capital Próprio não reclamados prescrevem após 3 anos a contar da data em que foram disponibilizados.
14- Como faço para acessar o Informe de Rendimentos referente as minhas ações do Grupo Mercantil?
Anualmente, em fevereiro, os Informes são enviados para os endereços cadastrados dos acionistas. Caso não tenha recebido, o acionista deve entrar em contato, por meio dos Canais de Atendimento do Banco Mercantil do Brasil, para atualizar os dados cadastrais e solicitar 2° via do Informe.
15- Como e onde as empresas do conglomerado Mercantil do Brasil divulgam suas informações?
Todos os fatos relevantes, anúncios de resultado e demais comunicados ao mercado das empresas são divulgados de maneira simultânea na CVM/B3 e no site do Mercantil do Brasil (https://mercantildobrasil.com.br/), na área de relações com investidores.

Demonstrações financeiras trimestrais, fatos relevantes, apresentações e avisos aos acionistas também estão disponíveis no nosso site. As demonstrações financeiras completas são publicadas anualmente nos jornais de praxe.

Outras informações sobre as empresas também podem ser obtidas nos sites da B3 (www.bmfbovespa.com.br) e da Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br).