Conselho e Diretoria

Diretoria

  • Luiz Henrique Andrade de Araújo Presidente
  • Gustavo Henrique Diniz de Araújo CEO
  • Paulino Ramos Rodrigues Diretor Executivo Financeiro, de Estratégia, Operações e RI
  • Felipe Lopes Boff Diretor Executivo de Produtos, Tecnologia e Serviços
  • Mariana Machado de Araújo de Souza Lima Diretora de Riscos e Compliance
  • Rodrigo Alexander Pizzani Queiroz Diretor Executivo de Controladoria
  • Uelquesneurian Ribeiro de Almeida Diretor Executivo de Operações e Eficiência em Processos
  • Taise Christine da Cruz Diretora Executiva de Serviços, Backoffice e Conduta
  • Carolina Marinho do Vale Duarte Diretora Executiva Jurídica, de Ouvidoria, Crédito e Governança Corporativa
  • Valci Braga Rezende Diretor Executivo Comercial INSS
  • Ricardo Vieira Santiago Diretor Comercial PF/PJ
Luiz Henrique Andrade de Araújo Fechar
Presidente

É membro do Conselho de Administração do Banco Mercantil do Brasil desde 2014. É Presidente do Banco Mercantil do Brasil desde 2014 e em complemento atua nas empresas do Grupo Mercantil do Brasil. Atua no Grupo Mercantil há mais de 38 anos com destaque para sua atuação nas áreas comerciais. Foi responsável pela estruturação, implantação e direção geral das plataformas do segmento de Empresas. Especialista em negociações, conduziu com sucesso a recuperação de operações de crédito de valores expressivos. Teve papel de destaque no processo de reestruturação societária do conglomerado, atuando como principal estrategista na condução das negociações que resultaram no acordo de acionistas que permitiu a continuidade e desenvolvimento organizacional da instituição. Como Vice-Presidente Executivo, coordenou as ações das Diretorias Executivas, respondendo pela gestão e desenvolvimento dos negócios. Foi responsável pela área jurídico-societária, que tem como atribuições o planejamento, desenvolvimento e definição da estratégica de defesa dos interesses das empresas do Conglomerado Mercantil do Brasil, nas áreas cível, comercial, societário e trabalhista, visando a dar segurança jurídica aos negócios da instituição. Graduou-se em Administração de Empresas pela FUMEC em 1980 e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de MG em 1982.

Gustavo Henrique Diniz de Araújo Fechar
CEO

É membro do Conselho de Administração do Banco Mercantil do Brasil desde 2020 e CEO do Banco Mercantil do Brasil desde 2020. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem planejamento financeiro e gerenciamento de cronograma a partir da FEL4 do Projeto Replicantes da Petrobras. Foi gerente de tesouraria e finanças e Diretor Executivo de Finanças, Relação com Investidores, RH e Marketing do Banco Mercantil do Brasil. Graduou-se em Engenharia Elétrica pela UFMG, possui especialização em Projetos e Engenharia aplicada a cadeia de óleo e gás pela Universidade Petrobras, concluiu Pós Graduação em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas. Possui Certificado Harvard Business School – Business Analytics, Economics, Financial Accounting – High Honors; Negotiation Mastery, além das certificações: PMP, CNPI e CGA. Atualmente cursa o Global Banking Program em Columbia Business School.

Paulino Ramos Rodrigues Fechar
Diretor Executivo Financeiro, de Estratégia, Operações e RI

É Diretor Executivo de Finanças, Estratégia, Operações e Relações com Investidores do Mercantil desde agosto de 2021. O sr. Paulino Ramos Rodrigues possui mais de 12 anos em posições de liderança (CFO, COO, CIO, Diretor de Planejamento e Administração, DRI) em diferentes setores (banking, manufatura, tecnologia, bebidas, agroindústria). Sua formação acadêmica foi realizada em instituições como University of Chicago Booth School of Business, UFRGS e FGV. Em 2015, foi escolhido Latin America CIO of the Year. Paulino foi executivo de grandes empresas, tais como o Banco Cooperativo Sicredi e Confederação Sicredi, Teikon Tecnologia, Springer Carrier e Coca Cola. Entre 2018 e 2019, foi Diretor de Relação com Investidores do Banco Agibank S/A, onde também atuou nas áreas de Planejamento Financeiro e Análises, Finanças e Tesouraria. Entre 2020 e 2021, atuou como Diretor Financeiro (CFO) da Vibra Agroindustrial S/A, do ramo de agroindústria no segmento de proteína animal.

Felipe Lopes Boff Fechar
Diretor Executivo de Produtos, Tecnologia e Serviços

É Diretor Executivo do Mercantil do Brasil desde 2020. Atualmente é Diretor de Tecnologia, Produtos e Retaguarda. Possui mais de 5 anos de experiência em desenvolvimento de produtos e projetos para instituições financeiras. Suas experiências profissionais nos últimos 05 anos incluem participação ativa na implantação da plataforma digital Woop do Sicredi liderando as áreas de orçamento, produtos e core bancário. Possui experiência também no varejo onde dirigiu as áreas de produtos financeiros, tecnologia e e-commerce. Graduou-se como melhor aluno da turma em Ciência da Computação pela ULBRA, possui mestrado em Computação Aplicada pela Unisinos e MBA pela University of Pittsburgh, sendo indicado a sociedade de honra Beta Gamma Sigma e especialização em Banking, Fintech and Analytics pela Columbia University.

Mariana Machado de Araújo de Souza Lima Fechar
Diretora de Riscos e Compliance

É Diretora do Mercantil do Brasil desde 2017, atualmente responsável pela Diretoria de Compliance e Riscos – CRO e DPO. Sua atuação foi centrada nos últimos 5 anos em riscos e desempenho, com experiências em gestão da estratégia (planejamento, orçamento e indicadores de desempenho / BSC), gestão de riscos e do capital, controles internos, Compliance e PLD. Antes de entrar no Mercantil do Brasil, em 2001, foi auditora externa pela Arthur Andersen, tendo atuado em diversos setores, em especial, telecomunicações e siderurgia. Graduou-se em Administração de Empresas pela PUC/MG, concluiu MBA em Finanças pelo IBMEC-MG, possui diversas especializações em riscos, ferramentas de desempenho e GRC – Governança, Riscos e Controles, tendo tido experiência em cursos de finanças na NYU – New York University.

Rodrigo Alexander Pizzani Queiroz Fechar
Diretor Executivo de Controladoria

É Diretor Executivo de Controladoria do Mercantil desde 2017. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem o desenvolvimento de trabalhos nas áreas de Contabilidade, Controle Tributário, Custos, Estudos de Viabilidade de novos Investimentos e Projetos Multidisciplinares. Graduou-se em Administração de Empresas e em Contabilidade, possui pós-graduação em Controladoria e Finanças pela UFMG e concluiu MBA – Gestão Empresarial pela FGV.

Uelquesneurian Ribeiro de Almeida Fechar
Diretor Executivo de Operações e Eficiência em Processos

É Diretor Executivo do Banco Mercantil do Brasil desde 2017. Atualmente é Diretor Executivo de Processos, Operações e Eficiência. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem: liderança de times de desenvolvimento e prospecção de negócios, conhecimento do cliente (Data Mining, Cluster Analysis, Design Thinking, Business Intelligence, Cross-Selling, Up-Selling), experiência e relacionamento com o cliente (CX e CRM), canais digitais e sucesso do cliente (CS) e dos times de operações. Responsável pela definição, gestão e implementação das táticas de negócios, considerando toda jornada do cliente na organização, além da gestão da infraestrutura e segurança da rede de atendimento. Graduou-se em Ciências Econômicas pela UFMG e concluiu MBA Executivo em Gestão de Negócios / Finanças pelo IBMEC-MG-MG.

Taise Christine da Cruz Fechar
Diretora Executiva de Serviços, Backoffice e Conduta

É Diretora Executiva do Mercantil desde 2008. Atualmente é Diretora Executiva responsável por Retaguarda e Conduta. Suas principais experiências profissionais nos últimos 10 anos incluem a liderança de times de desenvolvimento e gestão dos produtos de ativo e passivo, serviços bancários de varejo e parcerias, bem como projetos multidisciplinares de negócios e otimização de processos. Responsável pela gestão de conduta e suitability na comercialização de produtos e serviços e por relacionamento com os Órgãos de Defesa do Consumidor. Atuou por 9 anos como membro do Conselho da Autorregulação Bancária da Febraban. Graduou-se em Ciências Contábeis pela UFMG, com especialização em Gestão Estratégica Finanças e MBA em Marketing.

Carolina Marinho do Vale Duarte Fechar
Diretora Executiva Jurídica, de Ouvidoria, Crédito e Governança Corporativa

É Diretora Executiva Jurídica, de Ouvidoria, Crédito e Governança Corporativa do Mercantil desde 2020, onde também atuou, até agosto de 2021, como Diretora de Relações com Investidores. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem carreira em instituições financeiras, tendo ocupado cargos na alta administração nos últimos 6 anos. Possui experiência como membro de conselhos consultivos e de administração. Graduou-se em Direito pela UFMG, possui MBA em Finanças pelo IBMEC-MG e especialização em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas. Além disso é certificada em Risk Management in Banking pela INSEAD e em International Business Law pela Universidade da California/Irvine.

Valci Braga Rezende Fechar
Diretor Executivo Comercial INSS

É Diretor Executivo do Mercantil do Brasil desde 2007. Atualmente é Diretor Executivo Comercial INSS. Suas experiências profissionais nos últimos 05 anos incluem a comercialização de todos os produtos voltados ao público do Segmento INSS. Iniciou graduação em Propaganda e Marketing pela Universidade Paulista – UNIP, sem conclusão.

Ricardo Vieira Santiago Fechar
Diretor Comercial PF/PJ

Formado em administração, pós-graduado em finanças e com MBA em gestão de negócios, atua no mercado financeiro há mais de 25 anos através do Banco Mercantil do Brasil S/A, com a certificação CPA20.

Conselho de Administração

Marco Antônio Andrade de Araújo Presidente do Conselho de Administração

É Presidente do Conselho de Administração do Banco Mercantil do Brasil desde 2011 e em complemento atua nas empresas do Grupo Mercantil do Brasil. Atua no Grupo há mais de 39 anos. Como executivo do Grupo Mercantil do Brasil, tem sólida experiência no planejamento e acompanhamento das operações da instituição, incluindo as áreas de negócios, operacionais e administrativas. Como Vice-Presidente Executivo do Banco Mercantil do Brasil do Brasil, teve atuação destacada na reestruturação e redefinição das políticas de áreas como Crédito e Produtos e Marketing. Coordenou o processo de planejamento e reposicionamento estratégico da instituição no mercado, incluindo os projetos e programas para implementação das mudanças organizacionais e culturais necessários. Foi responsável pela idealização e implementação de ações orientadas para o desenvolvimento e expansão dos negócios da organização. Conduziu o processo de compartilhamento de estruturas, processos e ações comerciais entre o Banco Mercantil do Brasil do Brasil e Cia. de Seguros Minas Brasil , resultando em ganhos de escala e potencialização de negócios para ambas as instituições. Como Diretor Executivo, foi responsável pela direção geral das seguintes áreas: Crédito, Gestão de Desempenho e Recursos Humanos.

Maurício de Faria Araujo Vice Presidente Cons. de Administração

É Vice-Presidente do Conselho de Administração do Banco Mercantil do Brasil desde 2011 e em complemento atua nas empresas do Grupo Mercantil do Brasil. Profissional de carreira, atua no Grupo há mais de 50 anos. Empresário do sistema financeiro, ocupou cargos de direção no Grupo Mercantil do Brasil. Como Vice-Presidente do Banco Mercantil do Brasil, compartilhou as decisões que levaram ao processo de revisão periódica do posicionamento estratégico da instituição no mercado. Como membro do Comitê Superior de Crédito, compartilhou a responsabilidade pela análise e concessão de crédito nos casos de operações com valores expressivos. Como Diretor Regional e Diretor Executivo, acumulou sólida experiência gerencial nas áreas comercial, operacional e administrativa. Idealizador e um dos patrocinadores da decisão de reposicionamento estratégico do Mercantil do Brasil, projeto que envolveu a definição da missão, revisão das filosofias comercial, mercadológica e operacional da organização, bem como a implementação das mudanças estruturais e culturais necessárias para a consecução dos objetivos estabelecidos.

Luiz Henrique Andrade de Araújo (Efetivo)

É membro do Conselho de Administração do Banco Mercantil do Brasil desde 2014. É Presidente do Banco Mercantil do Brasil desde 2014 e em complemento atua nas empresas do Grupo Mercantil do Brasil. Atua no Grupo Mercantil há mais de 38 anos com destaque para sua atuação nas áreas comerciais. Foi responsável pela estruturação, implantação e direção geral das plataformas do segmento de Empresas. Especialista em negociações, conduziu com sucesso a recuperação de operações de crédito de valores expressivos. Teve papel de destaque no processo de reestruturação societária do conglomerado, atuando como principal estrategista na condução das negociações que resultaram no acordo de acionistas que permitiu a continuidade e desenvolvimento organizacional da instituição. Como Vice-Presidente Executivo, coordenou as ações das Diretorias Executivas, respondendo pela gestão e desenvolvimento dos negócios. Foi responsável pela área jurídico-societária, que tem como atribuições o planejamento, desenvolvimento e definição da estratégica de defesa dos interesses das empresas do Conglomerado Mercantil do Brasil, nas áreas cível, comercial, societário e trabalhista, visando a dar segurança jurídica aos negócios da instituição. Graduou-se em Administração de Empresas pela FUMEC em 1980 e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de MG em 1982.

Gustavo Henrique Diniz de Araújo (Efetivo)

É membro do Conselho de Administração do Banco Mercantil do Brasil desde 2020 e CEO do Banco Mercantil do Brasil desde 2020. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem planejamento financeiro e gerenciamento de cronograma a partir da FEL4 do Projeto Replicantes da Petrobras. Foi gerente de tesouraria e finanças e Diretor Executivo de Finanças, Relação com Investidores, RH e Marketing do Banco Mercantil do Brasil. Graduou-se em Engenharia Elétrica pela UFMG, possui especialização em Projetos e Engenharia aplicada a cadeia de óleo e gás pela Universidade Petrobras, concluiu Pós Graduação em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas. Possui Certificado Harvard Business School – Business Analytics, Economics, Financial Accounting – High Honors; Negotiation Mastery, além das certificações: PMP, CNPI e CGA. Atualmente cursa o Global Banking Program em Columbia Business School.

André Luiz de Figueiredo Brasil (Efetivo)

É membro do Conselho de Administração do Banco Mercantil do Brasil desde 2014 e atua no momento nas seguintes empresas do Grupo Mercantil do Brasil: Mercantil do Brasil Distribuidora S.A., SANSA – Negócios Imobiliários S.A. e Mercantil Administração e Corretagem de Seguros S.A. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem o assessoramento da Vice-Presidência Executiva e as funções próprias dos cargos de direção nas empresas mencionadas. Profissional de carreira, atua no Grupo há 48 anos, tendo constituído sua carreira desde o cargo básico de ingresso até a função de Vice-Presidente Executivo (CEO), que exerceu no período de ago/2008 a jan/2015. Possui curso Técnico de Metalurgia pelo Colégio Batista Mineiro.

José Ribeiro Vianna Neto (Efetivo)

É Membro do Conselho de Administração do Mercantil do Brasil desde 2020 e em complemento atua nas empresas do Grupo Mercantil do Brasil. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos são: Membro do Conselho de Administração do Banco Mercantil de Investimentos S.A.; membro do Conselho de Administração e Diretor Executivo da Mercantil do Brasil Financeira S.A. – Crédito Financiamento e Investimentos; Membro do Conselho de Administração (até 2018) e Diretor Vice-Presidente Jurídico (de 2018 a 2020) do Banco Mercantil do Brasil S.A., Diretor Superintendente e Administrativo da Mercantil do Brasil Administração e Corretagem S.A.; Diretor da Bem Aqui Administradora e Corretora de Seguros, Previdência Privada e Correspondente Bancário; Diretor Vice-Presidente da SANSA – Serviços e Negócios Imobiliários S.A.; Graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG e é Pós-Graduado em Direito de Empresas pela Fundação Dom Cabral.

Leonardo Ferreira Antunes (Efetivo)
Lauro Wilson da Silva (Efetivo)

É membro do Conselho de Administração do Banco Mercantil do Brasil desde 2020. Atuou como Diretor Executivo de Tecnologia do Mercantil do Brasil de 2008 a 2020. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem a implementação da Governança de Tecnologia da Informação e a condução de evoluções significativas no ambiente tecnológico e de negócios do banco, como a digitalização dos processos nos pontos de atendimento com a implantação de solução “Paper-Less”, a construção e lançamento do aplicativo de Móbile Banking e dos assistentes virtuais baseados em inteligência artificial, a implementação das soluções de Business Intelligence, além da criação do ponto de atendimento móvel e a estruturação e operação de um novo Data Center. Foi membro da Comissão de Inovação da FEBRABAN e do Conselho de CIO (Chief Information Officer) da Sociedade de Tecnologia de Minas Gerais, SUCESU MG, graduou-se em Administração Hab. Comércio Exterior pelo Centro Universitário Newton Paiva, possui MBA – Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas e Certificação no Programa de Formação de Conselheiros pela Fundação Dom Cabral.

Clarissa Nogueira de Araújo Independente (Efetivo)

É Membro independente do Conselho de Administração do Banco Mercantil do Brasil desde 2002 – suplente de 2002 a 2011 e efetiva de 2011 até mandato final em 2022. É Sócia fundadora e gestora do escritório Martins da Costa & Araújo Sociedade de Advogados, sociedade constituída em 11/09/2009. É Sócia fundadora e gestora da empresa Lance Empreendimentos e Participações Ltda., empresa constituída em 19/10/2000. Graduou-se em direito pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC, conclusão em dezembro/2005, aprovada na prova da Ordem do Advogados de Minas Gerais em Abril/2006, registro OAB/MG 104.982. Especialização: Direito Material e Processual do Trabalho. Advogada com atuação nas áreas de Direito do Trabalho, Previdenciário, Comercial e Auditorias Legais.

Conselho Fiscal

Antônio Octávio Álvares da Silva Grossi C.F.(Suplent)Eleito p/Controlador

É membro suplente do Conselho Fiscal do Banco Mercantil do Brasil desde 2014. Autor de diversos projetos arquitetônicos de edifícios residenciais, comerciais e industriais no estado de Minas Gerais, sendo sócio da empresa GGG Arquitetura LTDA. Graduou-se em Arquitetura pela Izabela Hendrix-MG.

Luciano Luiz Barsi C.F.(Efetivo)Eleito p/Minor.Ordinaristas

É membro suplente do Conselho Fiscal do Banco Mercantil do Brasil desde 2020. Executivo com carreira desenvolvida junto a multinacionais de grande porte em engenharia e construção em projetos de implementação industrial, química, petroquímica, mineração, metais, papel e celulose, energia e infraestrutura. É formado em Ciências Contábeis pela FMU.

Milton de Castro Silva Junior C.F.(Suplent)Eleito p/preferencialistas

É membro suplente do Conselho Fiscal do Banco Mercantil do Brasil desde 2020. Profissional com mais de 30 de atuação no mercado de trabalho, maior parte em empresas de transporte como gerente. Possui experiência nas áreas comercial, operacional e administrativo/financeiro além de atuar como consultor. É graduado em Ciências Contábeis e Administração pela PUC-MG.

Euler Luiz de Oliveira Penido C.F.(Efetivo)Eleito p/Controlador

É membro efetivo do Conselho Fiscal do Banco Mercantil do Brasil desde 2020. Foi membro do Conselho de Administração do Banco Mercantil do Brasil de 2019 a 2020. Atuou no Banco Mercantil do Brasil como chefe de serviço, auditor interno, gerente de câmbio, diretor regional e superintendente executivo de crédito durante os anos de 1980 a 2005. Graduou-se em Administração de Empresas pela FUMEC-MG.

Delson de Miranda Tolentino C.F.(Suplent)Eleito p/Minor.Ordinaristas

É membro efetivo do Conselho Fiscal do Banco Mercantil do Brasil desde 2019. Atuou por diversas companhias, em especial dos setores de mineração, siderurgia, construção civil e elétrico, tendo cargos de destaque e presença no conselho de administração. É graduado em Ciências Contábeis e Administração pela PUC-MG.

Yehuda Waisberg C.F.(Efetivo)Eleito p/preferencialistas

É Membro efetivo do Conselho Fiscal do Banco Mercantil do Brasil desde 2018. Exerceu o cargo de Membro do Conselho Fiscal ou do Conselho de Administração da Companhia em exercícios anteriores. Médico oftalmologista com doutorado em Medicina, pela UFMG. Exerceu o cargo de Professor Adjunto de Estatística e, posteriormente, de Oftalmologia na UFMG.

Paulo Afonso Guimarães C.F.(Suplent)Eleito p/Controlador

Profissional com experiência há mais de 40 anos no Conglomerado Mercantil do Brasil. Ingressou no MB no dia 14/07/1967 no cargo de Escriturário, possuindo ampla experiência. Atuou como Chefe de Contabilidade em Agências, Inspetor, Gerente Regional de Agências, Gestor do segmento de varejo e como Gestor Administrativo e de Atendimento da rede de agências. A partir de 01 de outubro de 2012, assumiu a Diretoria Executiva de Gestão de Crédito.

Waldemar Victor de Miranda C.F.(Suplent)Eleito p/Controlador

É membro suplente do Conselho Fiscal do Banco Mercantil do Brasil desde 2009. Tendo atuado por mais de 40 anos no Mercantil do Brasil, acumulou as funções de escriturário a gerente geral até ser membro suplente do Conselho Fiscal. É graduado em Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Administração pela PUC-MG.

Afrânio Eustáquio Ribeiro C.F.(Efetivo)Eleito p/Controlador

É membro efetivo do Conselho Fiscal do Banco Mercantil do Brasil desde 2011. Tendo atuado por mais de 30 anos no Mercantil do Brasil, atuou como chefe de serviço, auxiliar de gerência, subgerente de agência, gerente de agência, gerente regional, superintendente e diretor de negócios. Graduou-se em Contabilidade pela Escola AEC de Belo Horizonte e Administração de Agências Bancárias pelo Instituto Brasileiro de Capacitação Bancária.

Marcos Paixão de Araújo C.F.(Efetivo)Eleito p/Controlador

É membro efetivo do Conselho Fiscal do Banco Mercantil do Brasil desde 2017. Tendo atuado por quase 40 anos no Grupo Mercantil do Brasil, ocupou cargos de destaque como diretorias e vice-presidência. Graduou-se em em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais.