Escrituração

O MB é instituição emissora e também atua como agente escriturador das próprias ações.

Escrituração é o serviço de registro de ações em nome dos respectivos titulares. O escriturador é a instituição contratada pela empresa emissora de ações para realizar, além do referido registro, atualização, coordenação de eventos corporativos, pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio, bem como o atendimento a acionistas cujas ações estejam depositadas junto ao escriturador.

Cadastro:

Se você é acionista e suas ações encontram-se depositadas junto ao escriturador, deverá manter o seu cadastro atualizado. É simples e rápido.

Basta preencher e assinar o formulário abaixo e encaminhar para o e-mail (acionistas@mercantil.com.br) junto da cópia dos seguintes documentos:

• Documento de identificação com foto
• CPF
• Comprovante de residência emitido em até 90 dias (se pessoa física)
• Estatuto ou contrato social e comprovante de representação (se pessoa jurídica).

 

Formulário PF.​

Formulário PJ.​

 

Se preferir, pode procurar qualquer agência do MB com a documentação acima para atualizar o cadastro.

A atualização cadastral é importante para obtenção de informações referentes às ações, realização de movimentações e recebimento de proventos (dividendos e juros sobre capital próprio).

Lembrando que, visando a sua comodidade, o pagamento de proventos (dividendos/juros sobre capital próprio) de suas ações é feito por meio de crédito em conta. Ao preencher o Formulário, escolha a sua melhor conta, afinal, é através dela que você receberá seus rendimentos.

Consultas:

Para consultar as principais informações sobre suas ações (posição acionária, extrato de movimentação de ações, aviso de pagamentos, informe de rendimentos), a solicitação precisará ser feita por meio do seu e-mail cadastrado. O seu cadastro poderá ser atualizado conforme procedimentos descritos acima.

Negociação:

As ações custodiadas em corretoras ficam disponíveis para negociação imediata em bolsa de valores. Você pode vendê-las assim que precisar ou identificar uma boa oportunidade.

Já as ações custodiadas no escriturador precisam ser transferidas para uma corretora de valores para serem negociadas em bolsa de valores. Ressaltamos que a negociação somente poderá ocorrer após a conclusão do processamento do pedido de transferência da custódia das ações.

Recebimento de Proventos:

O pagamento de proventos (dividendos/juros sobre capital próprio) de suas ações é feito por meio de crédito em conta constante do cadastro do acionista. Portanto, mantenha o seu cadastro atualizado e indique nele a sua melhor conta, afinal, é através dela que você receberá seus rendimentos. O seu cadastro poderá ser atualizado conforme procedimentos descritos acima.

Eventos Corporativos:

Todas informações sobre eventos corporativos sobre as ações são divulgadas pelo emissor neste website de Relações com Investidores do Banco, no website da Comissão de Valores Mobiliários – CVM (www.cvm.gov.br) e da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (www.b3.com.br).

Contato:

Qualquer dúvida, estamos à disposição no e-mail “acionistas@mercantil.com.br” ou por meio do telefone (31) 3057-6752 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h).